Product was successfully added to your shopping cart.

(+351) 253 626 369  |   CONTACTOS

0item(s)

O seu carrinho de compras está vazio

Definir direção ascendente

10 Item(ns)

Cada bebé é único e cada fase de crescimento tem as suas necessidades e particularidades. Garantir opções saudáveis e adequadas aos primeiros anos de vida do bebé é fundamental para um bom desenvolvimento. 

 

Especialista em alimentação infantil, a Nutribén é uma das marcas presentes no mercado que disponibiliza uma vasta gama de alimentos e produtos direcionados para cada fase. Dos leites de fórmula às papas lácteas e não-lácteas, sem esquecer os boiões de refeição ou de fruta, a gama desta marca espanhola é bastante diversificada, acessível e fácil de encontrar. 

 

Breve história da Nutribén

 

A marca Nutribén tem origem no Grupo Alter, fundado em 1939 por Juan José Alonso Grijalba, um farmacêutico espanhol. 

 

Ao longo dos anos estes laboratórios têm vindo a desenvolver fórmulas infantis sob a marca Nutribén, com o objetivo de proporcionar uma alimentação equilibrada desde o nascimento até aos primeiros anos de vida do bebé. 

 

Os laboratórios Alter iniciaram a sua atividade em Portugal em 1949. Em 1966 surgiram no nosso país os primeiros boiões e em 1979 as primeiras papas Nutribén. 

 

Características gerais dos produtos Nutribén

 

A Nutribén garante que os seus produtos são livres de açúcares adicionados e têm apenas os açúcares naturalmente presentes. 

 

São enriquecidos com vitaminas e minerais, livres de transgénicos e óleo de palma. Por isso, são alimentos potencialmente mais seguros

 

Em traços gerais, os produtos Nutribén caracterizam-se por:

 

  • Conservarem o sabor natural das frutas e cereais;

  • Serem nutritivos

  • Serem práticos de utilizar no dia-a-dia;

 

Neste texto fique a saber mais sobre três tipos de produtos da marca Nutribén: leites de fórmula, papas de bebé e boiões.

 

Opções de leites de fórmula Nutribén

 

A Nutribén divide a sua gama de leites de fórmula de acordo com a idade do recém-nascido. Assim, apresenta soluções dos 0 aos 36 meses de acordo com três etapas: do nascimento aos 6 meses de idade (etapa 1), dos 6 aos 12 meses (etapa 2) e para bebés a partir de um ano (etapa 3). 

Ao dispor estão diferentes formulações adequadas às necessidades dos mais pequenos, tais como:

 

  • Confort: indicada para problemas como cólicas e obstipação;

  • Crescimento Pro+: uma fórmula orientada para o desenvolvimento dos recém-nascidos;

  • Continuação Pro-Alfa: um leite com uma fórmula mais nutritiva;

  • Innova: criado para educar o metabolismo do bebé desde os primeiros dias;

  • Natal A.R. Pro-Alfa: direcionado para bebés com problemas de regurgitação e refluxo gastroesofágico; 

  • Natal H.A: um leite de fórmula hipoalergénico para lactentes atópicos seguro e eficaz na prevenção da alergia;

  • Sem Lactose: perfeito para bebés com intolerâncias à proteína do leite de vaca. 

 

Papas Nutribén adequadas ao seu bebé

 

As papinhas para bebé da Nutribén são um complemento para uma alimentação equilibrada. Com 12 papas sem adição de açúcares disponíveis, são exclusivamente feitas por hidrólise térmica. Com este processo é conservado o sabor natural dos cereais e são produzidos menos açúcares. Além disso, são as únicas papas no mercado feitas sem óleo de palma. Estas características são a garantia de que o bebé cresce mais forte, mais saudável e mais feliz. 

 

Adequadas a cada fase de crescimento e com orientações específicas para as necessidades do bebé, a Nutribén disponibiliza papas lácteas e não-lácteas. Como se distinguem?

 

As papas lácteas contêm leite na sua composição e, como tal, devem ser preparadas com água fervida, de forma a evitar um excesso proteico e eventual sobrecarga renal. Opte, por exemplo, pela papa Nutribén Frutas Sem Glúten, composta por cereais leves e frutas saborosas que permitem introduzir lentamente os sabores de várias frutas.

 

Já as papas não-lácteas não têm leite como um dos seus ingredientes. Por isso, devem ser feitas com o leite habitualmente consumido pelo bebé, incluindo o leite materno. Procura uma sugestão? Temos ao seu dispor a Nutribén Farinhas 8 Cereais, Mel e Bolacha Maria

 

Boiões Nutribén cheios de sabor

 

Não tem o tempo que desejava para preparar fruta ou todas as refeições para o seu bebé? Tem uma saída inesperada e necessita de uma refeição prática para levar consigo?

 

A Nutribén disponibiliza 12 variedades de boiões sem adição de açúcares adaptados ao crescimento da criança. Sem adição de sal, corantes ou conservantes, os boiões têm 100% de ingredientes naturais e uma diversidade de sabores e combinações que fará as delícias do seu bebé. São práticos para transportar no dia-a-dia, nutricionalmente ricos e saborosos. 

 

Além disso, são também aptos para intolerâncias ou alergias, uma vez que não têm glúten, ovo, lactose ou vestígios do leite. 



A marca tem ao dispor boiões de refeição, com sabores como vitela e legumes ou frango, arroz e cenoura, mas também boiões de fruta. Pode optar, por exemplo, pela combinação das frutas com os cereais, numa textura suave e cremosa (Nutriben Multifrutas com Cereais), ou ainda pelo boião de sabor a maçã, laranja, banana e bolacha




Os produtos Nutribén são desenvolvidos com o objetivo de complementar a alimentação infantil, garantindo que o bebé ingere todos os nutrientes necessários. Escolher o leite de fórmula, a papa ou o boião mais indicado é um processo que exige atenção, uma vez que aquilo que a criança come nos primeiros anos de vida tem um peso crucial no seu crescimento e desenvolvimento. 

 

Quer saber mais sobre a gama Nutribén que temos ao seu dispor na Farmácia Loureiro Basto? 

Entre em contacto com a nossa equipa e esclareça todas as suas dúvidas. Com profissionais que operam no mercado desde 1981, queremos ser o apoio da sua família em todas as fases.

 

02/10/2020 09:52:08 Por Administrador Farmácia alimentacao nutriben, Conselhos,

Um novo ciclo na vida de uma criança começa quando são introduzidas as primeiras papas de bebé. É nos primeiros meses de vida que a alimentação deve ser um foco de atenção. Aquilo que uma criança ingere tem um peso fundamental no seu bom crescimento e desenvolvimento. 

 

Nos primeiros 6 meses de vida a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo, nos casos em que tal é possível. A partir daí, inicia-se a diversificação alimentar, com a introdução de novos alimentos e sabores. Com o estômago, o intestino e os rins suficientemente desenvolvidos, o bebé consegue lidar com a deglutição e a digestão dos alimentos. Surgem assim as primeiras papas, as primeiras sopas, os primeiros alimentos, os primeiros sabores. 

 

O que são papas de bebé?

 

As papas de bebé correspondem a um alimento mais ou menos espesso, confecionado geralmente com farinha, leite e outros ingredientes que assegura todas as necessidades nutricionais. 

 

Respeitar o ritmo do bebé é fundamental nesta fase de transição. Os primeiros alimentos a introduzir são o creme de legumes ou a papa de cereais sem glúten. Estas papas devem ser incluídas numa refeição como o almoço, sendo que as restantes refeições devem continuar a ser o leite materno ou o leite de transição. 

 

Tipos de papas de bebé

 

Quando olha para o rótulo de qualquer embalagem de papa de bebé há duas informações que saltam à vista: láctea ou não láctea e com ou sem glúten. Mas, o que significam estes dados? 

 

Uma papa láctea contém proteínas lácteas na sua composição. Uma vez que não necessitam de adição de proteínas, devem ser preparadas com água fervida. Como sugestão temos a papa láctea Nutribén multicereais, mel e bolacha maria.

 

As papas não-lácteas não são compostas por leite e, como tal, devem ser feitas com o leite que o bebé consome habitualmente, inclusivamente o leite materno se for o caso. Indicada a partir dos 4 meses de idade, a papa não-láctea Nutribén Creme de Arroz é perfeita para a introdução dos primeiros cereais na alimentação do bebé. 

 

As papas com glúten são produzidas a partir de mistura de cereais e são mais indicadas a partir dos 6 a 7 meses de idade. A título de exemplo, conheça a Nutribén Farinhas 8 Cereais e Mel

 

Por outro lado, as papas sem glúten são feitas a partir de milho e arroz (cereais sem glúten) ou com frutos. São normalmente as primeiras papinhas a dar ao bebé, uma vez que o glúten não deve ser introduzido antes dos 4 meses. A papa Nestlé Expert Sinlac, caracterizada por não ter leite, lactose ou glúten, é um bom exemplo disponível na nossa loja.

 

Quais os fatores a ter em conta na escolha das papas de bebé?

 

O seu bebé chegou à fase de diversificação alimentar e está a ser um verdadeiro quebra-cabeças? Por um lado, as papas caseiras podem ser variadas e adequadas ao gosto do bebé, mas as papas disponíveis no mercado são a garantia de que a criança ingere os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. 

 

Perante uma oferta de papas infantis cada vez maior, é importante saber como escolher o produto mais indicado. A análise cuidada dos rótulos é fundamental. Para isso, tenha sempre em mente cinco palavras-chave: açúcar, sal, nutrientes e sabor

 

  1. Excesso de açúcar

Deve escolher papas sem açúcares adicionados. No entanto, é importante ter atenção às várias denominações de açúcar que podem estar presentes na lista de ingredientes: sacarose, glucose, glicose, dextrose, frutose, maltose, lactose, maltodextrinas, melaço, mel, açúcar mascavado, açúcar de cana ou xaropes, são formas “camufladas” de incorporar açúcar nas papas de bebé que devem ser evitadas. Se escolher uma papa com açúcar, a quantidade deve ser inferior a 20% do total de calorias. 

 

  1. Presença de sal

Idealmente deve escolher produtos cuja composição não tenha sal. Se tal não for possível, opte por papas cujo valor de sal seja inferior a 0,3 gramas por 100 gramas de produto, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal por dia de uma criança até aos 12 meses seja inferior a 1 grama. Por vezes o sal surge nos rótulos com designações menos conhecidas, como glutamato monossódico (E621) ou fosfato de sódio. 

 

  1. Nutrientes fundamentais

Tendo em conta que a papinha de bebé tem como função fornecer à criança os nutrientes necessários ao seu crescimento, é muito importante analisar a composição nutricional da papa. Esta deve ser o mais equilibrada e variada possível. Inicialmente o bebé deve consumir uma papa à base de cereais e sem aromas e à medida que vai descobrindo novos alimentos devem ser introduzidas na alimentação frutas e vegetais. É importante que a papa seja constituída por hidratos de carbono, proteínas, vitaminas A, B, C, E  e PP, iões e minerais, como cálcio, ferro, fósforo e potássio. 

 

  1. Sabor

As primeiras papas do seu bebé não devem ter um aroma específico e, por isso, devem ser apenas de cereais. Após a inclusão da sopa, pode começar a dar papas de fruta. Deve escolher sabores suaves e naturais de frutas com menor risco de reações adversas, como pêra, banana e maçã. 

 

Uma boa nutrição infantil é o primeiro passo para garantir o crescimento adequado e uma vida mais saudável. 

 

As evidências científicas não demonstram que exista uma fórmula mágica que satisfaça o seu bebé. Compreenda as suas necessidades, aquilo que ele lhe transmite e respeite o ritmo da criança. Leia os rótulos e aconselhe-se com o seu pediatra ou com um especialista.

 

Continua com dúvidas sobre a escolha da papa mais indicada para o seu bebé? Entre em contacto com nossa equipa. 


Garantimos que temos os melhores profissionais para esclarecer as suas dúvidas e questões e podemos auxilia-lo na seleção de uma papa de bebé. Temos ao seu dispor uma vasta secção orientada para a alimentação infantil e especialmente para as papas de bebé. Além disso, apesar de estar localizada em Braga, a nossa farmácia faz envios para todo o país (incluindo ilhas) em apenas 2 dias úteis.

02/10/2020 09:50:11 Por Administrador Farmácia Conselhos,

Quer comprar medicamentos online? Descubra as vantagens da farmácia digital

 

Hoje em dia todos temos vidas atarefadas. Entre o stress do trabalho, os amigos e a família, por vezes sobra pouco tempo. Quantas vezes já precisou de ir a uma farmácia buscar um medicamento ou um produto de higiene e ao longo do seu dia não teve tempo e apenas se lembrou à noite?

 

Além disso, numa situação de pandemia como a que vivemos atualmente, poder fazer todas as compras sem sair do conforto do seu lar é uma mais-valia e um fator de segurança.

 

Comprar medicamentos online é um ótima forma de garantir que tem tudo aquilo que precisa sem sair de casa. Atualmente já existem várias farmácias físicas que disponibilizam serviços online e a Farmácia Loureiro Basto é exemplo disso mesmo. Uma solução prática, eficaz e segura que, ainda assim, implica alguns cuidados. 

 

Quais as vantagens usar uma farmácia online?

 

A compra de medicamentos ou outro tipo de produtos comercializados pela farmácia apresenta várias vantagens, nomeadamente:

 

  1. Comodidade: porquê sair de casa para comprar um medicamento quando pode comprá-lo pela internet? Do conforto do seu sofá, a qualquer hora do dia e em poucos minutos tem a possibilidade de escolher o que pretende comprar, fazer o pagamento e receber os produtos na morada que indicar. Além disso, existem outros serviços disponíveis, como atendimento personalizado (por chat ou telefone), é possível ler previamente a bula dos medicamentos e tirar dúvidas. 

  2. Comparar preços: uma pesquisa por vários sites permitir-lhe-á comparar os preços praticados por várias farmácias e optar pela solução que mais lhe convier. 

  3. Conseguir preços reduzidos: por vezes o custo de um produto online é menor do que nas lojas físicas. Por outro lado, em algumas situações as farmácias praticam descontos e promoções exclusivas online que lhe permitem poupar. 

  4. Maior variedade de produtos disponível: há situações em que a farmácia a que se desloca pode não ter imediatamente disponível o medicamento que precisa. Na farmácia online esse problema é raro e o difícil será não encontrar o que procura. 

  5. Compra mais tranquila e sigilosa, sem constrangimentos: em algumas situações ir à farmácia física pedir um determinado medicamento pode causar constrangimento e/ou vergonha. A compra online resolve esse problema, uma vez que a conta é exclusiva e do outro lado ninguém sabe quem você é. 

 

Cuidados a ter com farmácias online

 

Como já vimos, comprar medicamentos online tem várias vantagens. No entanto, tal como qualquer outra aquisição no mundo digital, é fundamental ter alguns cuidados para que o processo decorra de forma segura, tranquila e eficaz:

 

  • Consulte o seu médico antes de comprar para que não adquira medicamentos que não são indicados para a sua situação;

  • Escolha uma farmácia de confiança: tente descobrir o máximo de informações que conseguir sobre a farmácia, nomeadamente morada física, número fiscal, telefone, equipa. Caso se queira sentir mais seguro, telefone para a farmácia que escolheu e tire todas as suas dúvidas. Além disso, deve confirmar se o site é fidedigno e se os métodos de pagamento são seguros. Não se esqueça que existem sites que vendem medicamentos de forma ilegal e/ou são apenas burlas online. 

  • Quando receber os seus produtos confirme se estão lacrados.

 

Como comprar medicamentos online?

 

Agora que já vimos quais as vantagens e cuidados a ter na utilização da farmácia online, indicamos quais os passos a seguir para comprar medicamentos na nossa farmácia digital. 

 

O processo é rápido, intuitivo e simples. Além disso, estamos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantimos portes de envio grátis em encomendas iguais ou superiores a 60€ e fazemos envios para qualquer ponto do país em apenas dois dias úteis. 

 

  1. Procure o medicamento desejado. 

No nosso site tem uma grande diversidade de produtos disponíveis divididos por várias categorias. Há duas formas de encontrar o produto que precisa: procurar entre as categorias do site ou pesquisar por um nome específico no campo de pesquisa. 

  1. Confira os detalhes do produto. 

Na página do produto que escolheu encontrará informação sobre o produto, nomeadamente fotografias, dimensão, descrição e preço. 

  1. Adicione o produto selecionado ao carrinho de compras. 

  2. Finalize a sua encomenda. 

Para finalizar a sua encomenda pode optar por se registar no site/fazer login ou por encomendar como convidado, não sendo necessário qualquer tipo de registo. De seguida preencha as informações de faturação e de envio, escolha os métodos de envio e pagamento e reveja a sua encomenda. 

  1. Aguarde pela entrega dos seus medicamentos comodamente na morada que indicou. 



FarmaDrive: uma solução rápida e prática

 

Se a solução da farmácia online ainda não é para si, temos outra sugestão que lhe pode facilitar o dia-a-dia. Ir à farmácia e não ter lugar para estacionar ou preocupar-se com o tempo que irá perder em filas são agora problemas do passado. A Farmácia Loureiro Basto é a única no distrito de Braga que dispõe do serviço FarmaDrive, onde a garantia é a de que será atendido de forma cómoda e segura. 

 

O que é o FarmaDrive?

 

O conceito é simples e pretende facilitar a sua vida, garantindo a acessibilidade aos medicamentos e à farmácia. Além disso, é uma solução para pessoas com dificuldades de locomoção ou para pais que não queiram levar os filhos para a farmácia e não os queiram deixar no carro. A ideia passa por permitir aos utentes que possam adquirir medicamentos e outros produtos farmacêuticos sem necessidade de sair do carro. 

 

Nesta farmácia encontrará um local que permite a entrada das viaturas por um lado e a saída por outro, acedendo a uma janela com abrigo superior onde o cliente contacta diretamente com o farmacêutico. 

 

Comodidade, segurança e facilidade são as palavras-chave dos conceitos de farmácia online e também de FarmaDrive. 

 

A Farmácia Loureiro Basto, com mais de 30 anos de história, está na linha da frente da inovação para garantir que serve os seus clientes da melhor forma, cuidando da sua saúde e servindo de elo de ligação entre o seu médico e o seu bem-estar. 

 

02/10/2020 09:47:25 Por Nuno Brito Conselhos,

Soluções anti-caspa para o seu couro cabeludo

 

Quantas vezes já vestiu um casaco de tons escuros e passado um tempo olhou para os ombros e viu pequenos flocos brancos? Estima-se que este problema afete metade da população mundial, com clara influência na auto-estima. 

 

Falamos de caspa, uma condição bem conhecida de muita gente. Certamente que em algum momento da sua vida já foi afetado por estes flocos brancos que são bastante incómodos. Conhecer bem os sintomas para identificar o problema e descobrir as suas causas é meio caminho para a chegar à solução ideal que, na maioria dos casos, passa pela utilização de um champô anti-caspa. 

 

Quer conhecer opções de champôs anti-caspa para solucionar o seu problema e também dicas para prevenir o reaparecimento? Continue a ler. 

 

O que é a caspa?

 

A caspa é uma forma leve de dermatite seborreica que afeta principalmente o couro cabeludo. 

 

Como surge a dermatite seborreica? A pele do couro cabeludo está em constante renovação: são produzidas novas células e acontece a descamação de tecido morto. Este é um processo diário que passa despercebido à maioria das pessoas. Em algumas pessoas este processo de renovação está acelerado e grandes quantidades de pele morta são descoladas, originando escamas em forma de flocos brancos a que se chama caspa. 

 

Um estudo publicado em 2015 pela National Library of Medicine estimava que este é um problema mais comum em homens do que em mulheres (3% comparativamente com 2,6% das mulheres em todas as faixas etárias). 

 

O que pode provocar a caspa?

 

Apesar de as causas da caspa não estarem definidas a 100%, existem alguns fatores que estão diretamente relacionados com o problema:

 

  • Genética;

  • Oleosidade excessiva no couro cabeludo;

  • Uso frequente de chapéus;

  • Stress e ansiedade;

  • Lavar a cabeça com água demasiado quente;

  • Acumulação de cremes e produtos no couro cabeludo;

  • Má higiene do couro cabeludo;

  • Presença de um fungo microscópico chamado Malassezia;

 

Quais os principais sintomas?

 

O principal sintoma da caspa é bem conhecido. 

 

Se sente comichão forte e persistente ao longo do dia e encontra pequenos e finos flocos brancos que descamam da pele, está perante os primeiros sintomas de caspa. Mas existem outros sintomas que podem indiciar a presença de caspa, tais como vermelhidão, irritação, secura, escamas amarelas e oleosas ou perda de cabelo. 

 

Habitualmente os sintomas intensificam-se perante situações de stress ou ansiedade e tendem a piorar nas estações frias e secas. 

 

Caspa oleosa vs Caspa seca

 

Existem dois tipos de caspa: caspa seca e caspa oleosa. Mas, quais as diferenças entre elas?

 

A caspa oleosa apresenta flocos maiores de cor amarelada e verifica-se quando a descamação fica agarrada ao couro cabeludo. Alguns flocos podem escorrer para os fios de cabelo, mas em pequena quantidade. A olho nú verifica-se a aparência de cabelo sujo.

 

Já no caso da caspa seca, os flocos são menores e mais esbranquiçados. Normalmente acompanham um couro cabeludo ressequido e avermelhado. Solta-se totalmente do couro cabeludo e assim as descamações ficam perfeitamente visíveis, por vezes até nos ombros e na roupa. 

 

Estes dois tipos de caspa implicam formas de tratamento diferentes que veremos de seguida. 

 

Como tratar a caspa?

 

Por ser um problema incómodo e muitas vezes visível, certamente que já se questionou como acabar com a caspa. Apesar de não ter cura definitiva, a caspa pode ser controlada com o uso de champôs anti-caspa que tenham como princípios ativos o zinco, cetoconazol, selénio, alcatrão e ácido salicílico. 

 

A escolha do champô anti-caspa mais indicado vai variar de acordo com o seu tipo de caspa. Assim, sugerimos três opções de champô anti-caspa para tratar cada um dos tipos de caspa.

 

Sugestões de champôs anti-caspa seca

 

  1. Klorane Capuchinha

Klorane Capuchinha

 Tendo como principal ingrediente ativo o extrato de capuchinha, este anti-caspa está especialmente desenvolvido para eliminar a caspa seca que se solta facilmente do cabelo. 

 

  1. La Roche Posay Kerium Caspa Seca

 

 

La Roche Posay Kerium Caspa Seca


Este champô anti-caspa exerce uma micro-exfoliação fina e intensa para eliminar a caspa e regularizar a descamação. O complexo purificador limpa o couro cabeludo e opõe-se à formação de caspa. A glicerina hidratante luta contra o ressequimento do couro cabeludo.

  1. Ducray Squanorm Caspa Seca


Ducray Squanorm Caspa Seca

Um cuidado anti-caspa que elimina de forma duradoura a caspa seca não aderente e purifica o couro cabeludo. 

 

Três opções de champôs anti-caspa oleosa

 

  1. Dercos Anticaspa Oleosa

Dercos Anticaspa Oleosa


Uma opção anti-caspa que regula a microbiota e remove 100% caspa visível. Assim, o couro cabeludo recupera a sua saúde, a caspa é eliminada e a descamação controlada. 

 

  1. La Roche Posay Kerium Caspa Oleosa

La Roche Posay Kerium Caspa Oleosa

Este champô gel anti-caspa exerce uma micro-exfoliação fina e intensa para eliminar a caspa e regular a descamação. Além disso, o zinco controla a secreção de sebo, purificando o couro cabeludo. 

 

  1. Trikare Z Caspa Seboregulador 

 Trikare Z Caspa Seboregulador

O Trikare Z está indicado no controlo dos estados de seborreia, descamação e irritação do couro cabeludo. Tem a eficácia de um anti-caspa e dá estrutura ao cabelo enfraquecido e danificado. 

 

6 dicas para prevenir a caspa

 

Se já conseguiu resolver o seu problema de caspa, certamente que quer evitar que esta surja novamente no futuro. Deixamos algumas dicas para prevenir:

 

  1. Evitar o uso de champô seco. 

O champô seco tem como objetivo absorver a humidade do cabelo e, por isso, por vezes o couro cabeludo fica ressequido, o que aumenta a probabilidade de criar caspa.

  1. Secar o cabelo corretamente. 

Quando o cabelo fica húmido muito tempo torna-se o ambiente perfeito para a proliferação de fundos que potenciam a descamação. 

  1. Controlar a alimentação e evitar alimentos ricos em gorduras.

Os alimentos ricos em gorduras, como os fritos, estimulam a produção de sebo e, consequentemente de caspa. Além disso, deve apostar em alimentos anti-inflamatórios. 

  1. Evitar tratamentos capilares químicos.

Pinturas, alisamentos, escovas progressivas ou outro tipo de tratamentos químicos capilares podem conter substâncias fortes que potenciam a descamação de pele. 

  1. Diminuir a temperatura da água.

A água quente estimula a produção sebácea, provocando caspa. Assim, a recomendação é lavar o cabelo com água morna ou fria. 

  1. Utilizar produtos capilares corretamente. 

A utilização de alguns produtos, como máscaras, séruns ou condicionadores, muito próximo do couro cabeludo pode provocar a obstrução e irritação dos poros, aumentando a oleosidade e a probabilidade de desenvolver caspa. 

 

Sofre com caspa, seja oleosa ou seca? Na Farmácia Loureiro Basto temos uma vasta gama de produtos capilares anti-caspa que pode escolher de acordo com as suas necessidades. 


Além disso, a nossa equipa, com mais de 30 anos de experiência, consegue ajudá-lo em todas as suas dúvidas e questões sobre o tema. A nossa farmácia, apesar de situada em Braga, faz envios para todo o país (ilhas incluídas) em apenas 2 dias úteis.

01/10/2020 17:14:21 Por Nuno Brito Conselhos,

Ter um cão ou gato como animal de companhia não é apenas alimentá-lo, dar-lhe um teto ou brincar com ele. Ter um elemento de quatro patas na família implica cuidados com a sua saúde para garantir que eles são saudáveis e que não transmitem doenças aos seres humanos. 

 

Um dos principais problemas no contexto da saúde animal são os parasitas internos e externos. É através da desparasitação animal regular, habitualmente feita de 3 em 3 meses, que protege não só o seu animal de companhia, mas também os que com ele convivem, uma vez que os parasitas podem ser um foco infeccioso para animais e humanos. 

 

Por isso, a desparasitação é fundamental para que o seu companheiro “patudo” tenha saúde e qualidade de vida, assim como os que o rodeiam.

 

Porque se deve desparasitar?

 

Os parasitas são uma das principais causas de inquietação por parte dos donos. A presença destes pequenos bichinhos põe em causa a saúde do animal e também da família que o rodeia. 

 

Além dos cuidados de higiene habituais, a desparasitação animal é um hábito de extrema importância para que os animais de companhia vivam saudáveis durante mais anos. 

 

Os animais de estimação devem ser desparasitados ao longo de todo o ano como medida preventiva para evitar que parasitas internos e/ou externos se instalem. Por outro lado, esta atitude é também importante para os humanos que com eles habitam, uma vez que diminui a probabilidade de estarmos em contacto direto com parasitas e de ficarmos doentes. 

O que é um parasita?

Um parasita é um ser vivo que habita, durante um período de tempo, no interior ou no exterior de outro ser vivo, de uma espécie distinta. O parasita permanece vivo no corpo do seu hospedeiro, por exemplo o cão ou gato, alimenta-se dos seus tecidos e reproduz-se rapidamente.

 

Os parasitas dividem-se em dois grupos: parasitas externos e parasitas internos. 

Parasitas internos vs parasitas externos

Os parasitas internos instalam-se no interior do organismo dos animais, normalmente no estômago e nos intestinos. Não sendo visíveis a olho nu, normalmente os “patudos” demonstram sintomas de contaminação. Os mais comuns são as lombrigas e as ténias, que provocam vómitos, diarreia e perda de peso. 

 

Os parasitas externos são mais fáceis de detetar, uma vez que se instalam na pele dos animais. Quem já não ouviu falar de pulgas e carraças? São os parasitas externos mais comuns em cães e gatos. Alimentam-se do sangue do ser vivo e podem provocar doenças quer pela ação da sua picada quer pela transmissão de hemoparasitas. Entre os parasitas externos mais comuns destacam-se também os mosquitos (alguns dos quais transmissores da Leishmaniose), os ácaros e os piolhos. 

Quando é que se deve desparasitar?

Uma dúvida frequente dos donos tem a ver com os momentos de desparasitação do seu animal de estimação. As regras básicas variam consoante a idade do seu animal e o tipo de desparasitação. 

 1. Desparasitação interna:

• Cães: inicia-se com 2 semanas de idade. A frequência do tratamento deve ser trimestral

• Gatos: é feita entre as 4 e as 6 semanas de vida. O tratamento deve ser repetido de 3 em 3 meses.

 2. Desparasitação externa:

• Em cães e gatos deve ser feita com 2 meses de vida e repetida com regularidade. 

 

Desparasitação interna e desparasitação externa

Como já vimos, existem dois tipos de desparasitação animal (interna e externa), ambas essenciais ao bem-estar do animal. O tipo de tratamento obedece a vários critérios e deve ser adaptado ao seu animal, nomeadamente à raça, peso, idade, espécie, ambiente em que está inserido e tipo de alojamento em que habita. 

 

É importante não esquecer que cada antiparasitário tem as suas características específicas relacionadas com a eficácia e segurança. Como tal, o ideal será aconselhar-se com o seu veterinário e/ou farmacêutico, no sentido de perceber a melhor opção para a desparasitação do seu animal.

 

Quais as opções de desparasitação animal interna?

 

Tendo em conta que a desparasitação interna tem como objetivo proteger o animal contra os endoparasitas gastrointestinais, como as lombrigas e as ténias, habitualmente é administrada via oral através de comprimidos. 

 

Este tipo de desparasitação animal pode ser efetuado no veterinário ou pelo dono, neste caso garantindo o adequado aconselhamento especializado. Por isso, é importante ter em conta as características do seu animal e do tratamento na hora de escolher o desparasitante interno ideal. 

 

Na Farmácia Loureiro Basto tem ao seu dispor várias opções para cães e gatos. Reunimos ainda uma equipa qualificada e experimente neste âmbito que está sempre disponível para esclarecer as suas dúvidas e garantir o melhor aconselhamento. 

Desparasitantes externos: coleiras, pipetas, champôs...

 

Os desparasitantes externos visam proteger o animal contra ectoparasitas, tais como: 

• piolhos
• pulgas
• flebótomos
• ácaros
• carraças
• mosquitos
• carrapatos

 

Por isso, existem várias opções, sendo que uns combatem apenas os piolhos, pulgas e carraças e outros defendem contra mosquitos. 


Este tipo de medicamentos encontra-se em formato de pipetas, coleiras, sprays ou champôs e a duração do tratamento pode variar entre 24 horas e 3 meses. É importante ter em conta que as coleiras e os sprays devem ser utilizados como complemento aos restantes tratamentos, uma vez que atuam apenas como repelente.

pipetas

Pipetas

scalibor

Coleiras

sprays

Sprays

 

7 dicas para evitar a propagação dos parasitas

 

1. Lavar e/ou aspirar os espaços e utensílios usados pelo animal.

2. Lavar a cama do animal com água quente e detergente.

3. Utilizar luvas quando efetua a limpeza dos objetos e locais do seu animal.

4. Aspirar regularmente o carro, uma vez que este é habitualmente um meio de transporte do seu animal.

5. Limitar o acesso do animal a locais húmidos. 

6. Lavar as mãos com regularidade após estar em contacto com o animal.

7. Escovar e lavar o seu animal com regularidade. 




Está esclarecido sobre desparasitação animal e a melhor forma de garantir a saúde do seu animal de estimação? Continua com dúvidas? Estamos aqui para o ajudar. 

No nosso espaço pode encontrar vários produtos para o seu “patudo” e dispomos ainda de uma loja online, para que possa fazer as suas compras sem sair de casa. Na nossa farmácia online temos tudo o que precisa à distância de um clique.

 

29/09/2020 16:22:05 Por Nuno Brito saude animal, Conselhos,

Lábios secos, com gretas e ressequidos. Este é um retrato que além de não ser bonito, também não é saudável. Seja em dias em que a exposição ao sol é grande ou durante as estações mais frias, ter os lábios secos e gretados é incomodativo e pouco estético. Hoje em dia, com a obrigatoriedade de utilizar máscara de proteção individual é imperativo ter um cuidado extra com a hidratação labial.

 

Todos queremos ter lábios bonitos e hidratados e ao nosso dispor temos uma grande diversidade de produtos fáceis de aplicar. O melhor? São também produtos fáceis de encontrar e à distância de apenas um clique numa loja de farmácia online com entregas ao domicílio em 48 horas.

 

Porque ressecam os lábios?

 

Os nossos lábios são uma área sensível de transição entre a pele facial e a mucosa bucal. Por si só este já é um fator de maior sensibilidade. Mas, os lábios têm ainda uma epiderme com camada de queratina mais fina do que a da face e não têm glândulas sebáceas e sudoríparas, responsáveis pela hidratação natural das células.

 

Outro dos motivos pelos quais os lábios ressecam é pela sua exposição constante ao ambiente, como o sol, vento, frio e humidade. Estas condições potenciam a desidratação e os lábios ficam com fissuras, ásperos, secos e gretados.

 

Em geral, o ressecamento dos lábios pode ser provocado por:

  • Desidratação
  • Hábito de lamber os lábios
  • Tempo frio e seco
  • Exposição solar
  • Exposição ao vento e ao ar condicionado
  • Respirar pela boca
  • Falta de vitamina B
  • Excesso de vitamina A
  • Utilizar batons sem agentes hidratantes

 

Por isso, para evitar que os seus lábios fiquem arruinados, a palavra de ordem é hidratação. 

 

Como escolher um hidratante de lábios?

 

A escolha do produto deve ter em conta as condições em que se encontra. As quatro estações do ano são uma questão importante. Nas estações mais quentes,  nomeadamente no verão, é importante optar por um hidratante labial com fator de proteção mais elevado. Pelo contrário, se estamos numa estação mais fria e/ou chuvosa, principalmente no inverno, há que ter em conta o nível de hidratação do batom.

 

Além disso, os produtos em stick são preferíveis aos de boião, uma vez que os dedos podem contaminar o produto.

 

Escolha um hidratante com um aroma que seja do seu agrado e que seja prático de transportar para estar sempre consigo.

 

Na Farmácia Loureiro Basto temos ao seu dispor uma equipa com mais de 38 anos de experiência que pode ajudá-lo a saber qual o hidratante labial ideal para si.

 

Características a ter em conta

 

De acordo com a Comissão Europeia, cada pessoa aplica em média 57 mg de hidratante labial por dia. Por isso, na hora de comprar um destes produtos é importante saber quais as características que este deve ter.

 

Um batom hidratante deve caracterizar-se por:

  • Ter fácil aplicação
  • Ser simples e leve na aplicação
  • Criar uma perceção emoliente e duradoura na proteção
  • Ter sabor e cheiro agradável
  • Ser uniforme e com boa consistência

 

Top 5 melhores hidratantes labiais

 

Quer ajuda na hora de escolher o seu hidratante labial? Deixamos-lhe cinco sugestões que vão garantir a beleza e saúde dos seus lábios. Além destes, encontrará outras opções no nosso site, na secção dedicada a hidratantes labiais.

 

1. Carmex

Hidratante Carmex

A marca americana Carmex é mundialmente conhecida  pela sua eficácia no tratamento de lábios gretados. Com ingredientes naturais, fórmulas ricas, hidratantes e protetoras e uma grande variedade de sabores, garante a suavidade, hidratação e conforto dos seus lábios. Tem fator de proteção solar SPF15.

Aplicação: 8/10

Duração: 8/10

Cheiro: 7/10

Nível de hidratação: 9/10

 

Prós: Fator de Proteção Solar e fácil de aplicar

Contras: Demasiado pequeno gasta-se depressa

2. Neutogena Lábios

Neutrogena Lábios

Fórmula norueguesa com inspiração nos bálsamos tradicionais e nas pomadas usadas pelos pescadores noruegueses. Previne, protege e trata a pele seca e as gretas, deixando os lábios hidratados, suaves e macios.

 

Aplicação: 9/10

Duração: 8/10

Cheiro: 8/10

Nível de hidratação: 10/10

 

Prós: Facilidade de aplicação e durabilidade

Contras: Menor efeito efeito cicatrizante 

3. La Roche-Posay Nutrinic

La Roche-Posay Nutritic

Este cuidado para lábios muito secos e sensíveis garante o combate à sensibilidade, secura, gretas e prurido. Com uma textura de bálsamo em stick extrafino não oleoso, hidrata de imediato a pele, reconstituindo a barreira cutânea de forma duradoura.

 

Aplicação: 9/10

Duração: 7/10

Cheiro: 10/10

Nível de hidratação: 10/10

 

Prós: Sem fragrância e elevado nível de hidratação

Contras: Pouco duradouro

 

4. Uriage Beriéderm

Uriage Barriederm

O Uriage Bariéderm Cica-Labial é um hidratante labial que protege, repara e acalma os seus lábios, isolando a pele e prevenindo agressões futuras. Garante que repara os lábios secos e gretados e que alivia a secura. Tem uma textura de longa duração sem perfume. 

 

Aplicação: 8/10

Duração: 9/10

Cheiro: 8/10

Nível de hidratação: 9/10

 

Prós: Hipoalérgico e de elevada durabilidade

Contras: Preço mais elevado comparativamente com outros

 

5. La Roche-Posay Cicaplast

La Roche-Posay Cicaplast

Este hidratante labial tem uma textura barreira que isola a pele sensível dos lábios contra as agressões ao mesmo tempo que repara e apazigua de imediato os lábios gretados e secos. Hidratados, os lábios recuperam a sua elasticidade e suavidade natural. 

 

Aplicação: 9/10

Duração:/10

Cheiro: 9/10

Nível de hidratação: 8/10

 

Prós: Sem perfume e fácil de aplicar

Contras: Necessita de várias aplicações ao longo do dia

 

 

 

 

4 dicas para manter os seus lábios bonitos

 

Agora que já vimos como pode hidratar os seus lábios quando estão secos e gretados, deixamos-lhe 4 dicas fundamentais para os manter saudáveis:

 

  • Esfoliar: a esfoliação é um processo importante para eliminar as células mortas e deixar os lábios lisos para receber a hidratação

  • Beber muita água: tendo em conta que o corpo é na sua grande maioria composto por água, é fundamental mantê-lo hidratado. Beber água é um passo crucial para garantir a hidratação do seu corpo, incluindo da região labial. 

  • Evitar a saliva: por vezes, perante lábios secos, temos a tendência de passar a língua nos lábios. O que parece ser um alívio acaba por acentuar o incómodo. A saliva tem enzimas digestivas que agridem a mucosa da boca. 

  • Abusar dos hidratantes labiais: em todas as estações e principalmente nesta fase em que temos a obrigatoriedade de usar máscaras de proteção individual, fazer-se acompanhar de um bom hidratante labial e aplicá-lo várias vezes ao dia será a garantia de um lábios saudáveis e bonitos. 

 

29/09/2020 15:49:56 Por Nuno Brito Hidratantes labiais, Conselhos,

O calor já se faz sentir e as praias e piscinas são os locais mais...

Ler Mais
08/07/2020 21:59:59 Por Farmácia Loureiro Basto Conselhos,
Somos maioritariamente feitos de água. Este elemento é 50 a 70%...Ler Mais
08/07/2020 21:44:32 Por Farmácia Loureiro Basto Conselhos,
A gripe é uma doença causada por vírus que gera sintomas como dor de ...Ler Mais
01/01/2016 02:53:00 Por Pedro Batista Conselhos,
Fique atento às informações meteorológicas e às indicações da Proteção Civil...Ler Mais
29/12/2015 21:27:09 Por Pedro Batista Conselhos,
Definir direção ascendente

10 Item(ns)