Lábios secos, com gretas e ressequidos. Este é um retrato que além de não ser bonito, também não é saudável. Seja em dias em que a exposição ao sol é grande ou durante as estações mais frias, ter os lábios secos e gretados é incomodativo e pouco estético. Hoje em dia, com a obrigatoriedade de utilizar máscara de proteção individual é imperativo ter um cuidado extra com a hidratação labial.

 

Todos queremos ter lábios bonitos e hidratados e ao nosso dispor temos uma grande diversidade de produtos fáceis de aplicar. O melhor? São também produtos fáceis de encontrar e à distância de apenas um clique numa loja de farmácia online com entregas ao domicílio em 48 horas.

 

Porque ressecam os lábios?

 

Os nossos lábios são uma área sensível de transição entre a pele facial e a mucosa bucal. Por si só este já é um fator de maior sensibilidade. Mas, os lábios têm ainda uma epiderme com camada de queratina mais fina do que a da face e não têm glândulas sebáceas e sudoríparas, responsáveis pela hidratação natural das células.

 

Outro dos motivos pelos quais os lábios ressecam é pela sua exposição constante ao ambiente, como o sol, vento, frio e humidade. Estas condições potenciam a desidratação e os lábios ficam com fissuras, ásperos, secos e gretados.

 

Em geral, o ressecamento dos lábios pode ser provocado por:

  • Desidratação
  • Hábito de lamber os lábios
  • Tempo frio e seco
  • Exposição solar
  • Exposição ao vento e ao ar condicionado
  • Respirar pela boca
  • Falta de vitamina B
  • Excesso de vitamina A
  • Utilizar batons sem agentes hidratantes

 

Por isso, para evitar que os seus lábios fiquem arruinados, a palavra de ordem é hidratação. 

 

Como escolher um hidratante de lábios?

 

A escolha do produto deve ter em conta as condições em que se encontra. As quatro estações do ano são uma questão importante. Nas estações mais quentes,  nomeadamente no verão, é importante optar por um hidratante labial com fator de proteção mais elevado. Pelo contrário, se estamos numa estação mais fria e/ou chuvosa, principalmente no inverno, há que ter em conta o nível de hidratação do batom.

 

Além disso, os produtos em stick são preferíveis aos de boião, uma vez que os dedos podem contaminar o produto.

 

Escolha um hidratante com um aroma que seja do seu agrado e que seja prático de transportar para estar sempre consigo.

 

Na Farmácia Loureiro Basto temos ao seu dispor uma equipa com mais de 38 anos de experiência que pode ajudá-lo a saber qual o hidratante labial ideal para si.

 

Características a ter em conta

 

De acordo com a Comissão Europeia, cada pessoa aplica em média 57 mg de hidratante labial por dia. Por isso, na hora de comprar um destes produtos é importante saber quais as características que este deve ter.

 

Um batom hidratante deve caracterizar-se por:

  • Ter fácil aplicação
  • Ser simples e leve na aplicação
  • Criar uma perceção emoliente e duradoura na proteção
  • Ter sabor e cheiro agradável
  • Ser uniforme e com boa consistência

 

Top 5 melhores hidratantes labiais

 

Quer ajuda na hora de escolher o seu hidratante labial? Deixamos-lhe cinco sugestões que vão garantir a beleza e saúde dos seus lábios. Além destes, encontrará outras opções no nosso site, na secção dedicada a hidratantes labiais.

 

1. Carmex

Hidratante Carmex

A marca americana Carmex é mundialmente conhecida  pela sua eficácia no tratamento de lábios gretados. Com ingredientes naturais, fórmulas ricas, hidratantes e protetoras e uma grande variedade de sabores, garante a suavidade, hidratação e conforto dos seus lábios. Tem fator de proteção solar SPF15.

Aplicação: 8/10

Duração: 8/10

Cheiro: 7/10

Nível de hidratação: 9/10

 

Prós: Fator de Proteção Solar e fácil de aplicar

Contras: Demasiado pequeno gasta-se depressa

2. Neutogena Lábios

Neutrogena Lábios

Fórmula norueguesa com inspiração nos bálsamos tradicionais e nas pomadas usadas pelos pescadores noruegueses. Previne, protege e trata a pele seca e as gretas, deixando os lábios hidratados, suaves e macios.

 

Aplicação: 9/10

Duração: 8/10

Cheiro: 8/10

Nível de hidratação: 10/10

 

Prós: Facilidade de aplicação e durabilidade

Contras: Menor efeito efeito cicatrizante 

3. La Roche-Posay Nutrinic

La Roche-Posay Nutritic

Este cuidado para lábios muito secos e sensíveis garante o combate à sensibilidade, secura, gretas e prurido. Com uma textura de bálsamo em stick extrafino não oleoso, hidrata de imediato a pele, reconstituindo a barreira cutânea de forma duradoura.

 

Aplicação: 9/10

Duração: 7/10

Cheiro: 10/10

Nível de hidratação: 10/10

 

Prós: Sem fragrância e elevado nível de hidratação

Contras: Pouco duradouro

 

4. Uriage Beriéderm

Uriage Barriederm

O Uriage Bariéderm Cica-Labial é um hidratante labial que protege, repara e acalma os seus lábios, isolando a pele e prevenindo agressões futuras. Garante que repara os lábios secos e gretados e que alivia a secura. Tem uma textura de longa duração sem perfume. 

 

Aplicação: 8/10

Duração: 9/10

Cheiro: 8/10

Nível de hidratação: 9/10

 

Prós: Hipoalérgico e de elevada durabilidade

Contras: Preço mais elevado comparativamente com outros

 

5. La Roche-Posay Cicaplast

La Roche-Posay Cicaplast

Este hidratante labial tem uma textura barreira que isola a pele sensível dos lábios contra as agressões ao mesmo tempo que repara e apazigua de imediato os lábios gretados e secos. Hidratados, os lábios recuperam a sua elasticidade e suavidade natural. 

 

Aplicação: 9/10

Duração:/10

Cheiro: 9/10

Nível de hidratação: 8/10

 

Prós: Sem perfume e fácil de aplicar

Contras: Necessita de várias aplicações ao longo do dia

 

 

 

 

4 dicas para manter os seus lábios bonitos

 

Agora que já vimos como pode hidratar os seus lábios quando estão secos e gretados, deixamos-lhe 4 dicas fundamentais para os manter saudáveis:

 

  • Esfoliar: a esfoliação é um processo importante para eliminar as células mortas e deixar os lábios lisos para receber a hidratação

  • Beber muita água: tendo em conta que o corpo é na sua grande maioria composto por água, é fundamental mantê-lo hidratado. Beber água é um passo crucial para garantir a hidratação do seu corpo, incluindo da região labial. 

  • Evitar a saliva: por vezes, perante lábios secos, temos a tendência de passar a língua nos lábios. O que parece ser um alívio acaba por acentuar o incómodo. A saliva tem enzimas digestivas que agridem a mucosa da boca. 

  • Abusar dos hidratantes labiais: em todas as estações e principalmente nesta fase em que temos a obrigatoriedade de usar máscaras de proteção individual, fazer-se acompanhar de um bom hidratante labial e aplicá-lo várias vezes ao dia será a garantia de um lábios saudáveis e bonitos.