Os melhores protetores solares para cada tipo de pele (proteção do rosto e corpo)

O calor já se faz sentir e as praias e piscinas são os locais mais procurados. Contudo, a exposição solar e a não utilização de cremes ou sprays que nos ajudem a proteger dos raios solares aumentam significativamente o risco de cancro de pele. Em Portugal estima-se que existam 13 mil novos casos de cancro de pele por ano.

 

Criação e importância do protetor solar

Criados após a Segunda Guerra Mundial pelo farmacêutico britânico Benjamin Greene, os filtros solares ajudam a defendermo-nos da radiação ultravioleta do sol (UVA e UVB).

A utilização de protetor solar deve ser uma prática diária, mas sua importância aumenta quando a exposição ao sol é direta.

 

O que é uma queimadura solar e como prevenir?

Provavelmente já passou por aquela sensação de estar várias horas ao sol sem aplicar qualquer protetor solar e ao fim de algum tempo ficou com a pele vermelha e a arder. Vermelhidão, inchaço e dor são alguns dos sintomas mais comuns de uma queimadura solar, também conhecida por escaldão ou eritema solar.

Por isso, prevenção é a palavra de ordem e o protetor solar de rosto e corpo é um aliado. Com diferentes fatores de proteção, várias texturas, acessíveis em supermercados ou farmácias, as opções são muitas. Como escolher o protetor solar mais indicado? Há dois fatores a ter em conta: o Fator de Proteção Solar (FPS) e o tipo de pele. O FPS é a medida usada para classificar o nível de proteção solar contra os raios ultravioleta.

 

Protetor solar de rosto: qual o ideal para cada tipo de pele?

Ao comprar um protetor solar deve avaliar o FPS, mas também a textura, garantindo que escolhe o mais indicado para o seu tipo de pele, principalmente quando falamos de rosto. Além de ajudarem a proteger, os cremes solares também nutrem, bronzeiam e hidratam a pele.

Está à procura do protetor solar de rosto ideal para o seu tipo de pele? Neste texto irá encontrar cinco opções de protetores solares de rosto indicados para três tipos de pele diferentes: oleosa, mista e seca.

 

Tenho pele oleosa, que protetor solar escolher?

Se tem pele oleosa, deve escolher um produto que não estimule a produção de sebo e que deixe a pele sem brilhos. O ideal são os protetores solares de rosto fluídos, sem óleos, com toque seco e não comedogénicos.

 

1. Isdin Gel Cream Dry Touch SPF50+ 

Este produto tem um toque seco e efeito matificante que garante a fotoproteção diária da pele oleosa. Reduz o brilho indesejado e não deixa resíduos. Uniformiza o tom da pele e disfarça as imperfeições.

 

2. Bioderma Photoderm Max Aquafluide SPF50+

Protetor solar com um toque seco de textura fluída e ligeira, que permite uma aplicação agradável e fácil. Assegura proteção anti brilho UVA/UVB muito elevada.

 

3. Uriage Hyseac Solaire SPF50+

Creme fluído que assegura uma proteção solar elevada e eficaz graças a um novo complexo filtrante sem octocrileno. Um dos seus compostos é o extrato de licorice ou alcaçuz, que absorve o excesso de sebo. Assegura um efeito matificante.

 

Dois cremes solares para pele mista

A pele mista enquadra-se em produtos destinados a pele normal a oleosa. Procure protetores solares de rosto que não tenham óleos e que tenham uma consistência em gel-creme, garantindo hidratação e equilibrando a produção de oleosidade ao longo do dia.

 

1. Vichy Idéal Soleil Bronze Gel SPF50+

Protetor em gel para o rosto que protege a pele dos raios UVA e UVB e que garante um bronzeado prolongado, bonito e uniforme. É fluído e hidrata a pele em profundidade, deixando uma sensação de frescura.

 

2. Heliocare Gel SPF50+

Proporciona uma fotoimunoproteção elevada contra os raios UVA e UVB. Distingue-se pelas propriedades antioxidades reparadoras. Tem uma fórmula leve e isenta de oleosidade, sendo o ideal para peles mistas a oleosas.

 

Quais os melhores protetores solares para pele atópica

A pele seca e atópica precisa de um creme solar fácil cremoso com elevado poder de hidratação e resistência, uma vez que tende a apresentar sintomas de ressecamento.

 

1. Bioderma Photoderm Max SPF50+

Creme de rosto com elevada proteção solar, indicado para a pele seca a muito seca. Ativa as defesas naturais da pele e protege contra riscos de danos celulares, permitindo combater o envelhecimento prematuro da pele. Tem uma textura invisível que se funde, garantindo um acabamento não oleoso. Hipoalergénico. Não comedogénico. Sem perfume. Resistente à água.

 

2. Avène Solar Creme SPF50+

Indicado para a pele sensível seca do rosto, este é um creme com um sistema de filtros patenteado que garante proteção UVA-UVB de largo espectro. É composto por água termal d’Avène, reconhecida pelas suas propriedades calmantes e suavizantes. A sua textura deixa um acabamento suave aveludado, com uma sensação de conforto.

 

3. Isdin Fusion Fluid SPF50+

Uma emulsão ultraligeira com um elevado fator de proteção, perfeita para proteger a pele seca do rosto da radiação solar UVA e UVB. O protetor solar é de aplicação fácil e funde-se através de uma absorção imediata. É ligeiramente matificante, não secando a pele e deixando-a sem brilhos.

 

Proteja-se com o protetor solar indicado. Cuide de si, cuide da sua pele.

O Verão já chegou oficialmente e a proteção solar assume uma importância fundamental. Muitas pessoas acreditam que se utilizarem protetor solar não vão ficar bronzeadas. Claramente que isto é um mito. O protetor solar defende a pele sem evitar o bronzeado. Por isso, bronzeado perfeito é sinónimo de protetor solar no corpo e principalmente no rosto.

 

Se mesmo no final deste artigo ainda tem dúvidas, pode sempre entrar em contacto com a equipa da Farmácia Loureiro Basto.

Somos uma equipa de experts profissionais que operam no mercado há 30 anos. A nossa farmácia, apesar de situada em Braga, faz envios para todo o país (ilhas incluídas) em apenas 2 dias úteis.

Aproveite já os nossos descontos de 30% em protetores solares e veja a vasta gama de produtos que temos para si em: https://farmacialoureirobasto.com/solares-14.html